Um aspecto primordial para evitar glosas é substituir o registro manual de informações por sistemas digitais.
A maior parte dos problemas que geram glosas são resultados de erros nos cadastros manuais das guias de autorizações dos convênios, que muitas vezes acabam sendo rasuradas ou até extraviadas.
Por isso é tão importante utilizar softwares especializados para o setor da saúde e que aceitam configurações e customizações de acordo com as exigências de cada organização.
Preenchimento eletrônico das guias
A digitação é fundamental para padronizar os processos garantindo a redução dos erros humanos. Ao configurar o sistema, garante-se que o registro do paciente será aberto corretamente.
Faça auditoria das contas no faturamento
Confira ponta a ponto todos os dados emitidos pelo convênio para internação dos pacientes é excedido, também são registradas recusas nas guias para cobrança. Deve-se estar atento às informações indicadas na guia da operadora;
Autoriza previamente
A pré-autorização ajuda a evitar glosas e otimizar o agendamento, visto que os colaboradores já irão saber se há cobertura pelo convênio ou se a carteirinha é válida, por exemplo.
Digitalize os processos
Digitalize para fins de recurso ou segurança todo pedido normalmente é feito em uma guia SADT (Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Terapia) ou não, em que o médico coloca o nome e o exame solicitado.
Antecipe as cobranças de materiais e medicamentos
O contrato pode estabelecer a cobrança unitária ou por pacote. No pacote fechado, se negocia todo o uso do material, taxas, OPME, honorários e medicamento no procedimento. No unitário a cobrança é item a item, geralmente utilizando-se as tabelas Brasíndice e Simpro.
Então tenha pré-estabelecido tudo que deve ser usado como agulha, seringa, luva, algodão, entre outros.